Blog da ITAIVAN

Confira nossos últimos artigos

Dicas para ter um Pet no Apartamento

Via – https://drlavatudo.com/dicas-e-curiosidades/dicas-cachorro-para-apartamento/

Ter um cachorro para apartamento é uma delícia e o sonho de muita gente. Eles são carinhosos, alegres, brincalhões e até um pouco arteiros. Mas tudo vale a pena quando voltamos para casa depois de um dia longo de trabalho e encontramos aquelas criaturinhas com o rabinho abanando.

Apesar de todos esses pontos positivos, a decisão sobre ter ou não um cachorro envolve muita responsabilidade. Essa é uma escolha que deve permanecer por todo o tempo de vida do animal. Nada de adotar um filhote e abandoná-lo no primeiro obstáculo. E pode acreditar: serão muitos. Desde manter a casa limpa, até educá-los para que não destruam as suas coisas.

Mas se você não pode resistir a essas fofuras, fique atento ao post que preparamos. São 4 dicas infalíveis para cuidar do seu cachorro.

 

Cuide das necessidades básicas do animal

 

O cachorro para apartamento não é diferente dos outros. Ele precisa de comida, água em abundância e um local apropriado para fazer xixi e coco. Para começo de conversa, é importante que você escolha a ração adequada para ele. Elas são divididas entre tamanho e idade do animal. Escolhendo corretamente, ele poderá se desenvolver dentro do esperado.

A água precisa de um cuidado a mais, principalmente se o cachorro for ficar sozinho em casa por um longo período de tempo. Mas não se preocupe, existem modelos de vasilhames que vem com um pequeno galão acoplado. Dessa forma, o pote será alimentado com água fresca sempre que o animal beber um pouco.

Já para o banheiro do seu cachorro existem algumas alternativas interessantes. Desde o jornal até os tapetes higiênicos. Essa última opção funciona como uma grande fralda que é colada com adesivos no chão. Ele absorve todo o xixi e pode ser jogado fora sem problemas. O importante aqui é que o banheiro seja distante da área de alimentação. Eles são cachorros, mas são super higiênicos.

 

Quem tem cachorro para apartamento precisa cuidar deles com todo o carinho

 

Tenha estratégias prontas para gastar energia

 

Um problema muito comum relatado pelos donos de cachorros de apartamento é a falta de espaço para brincar. Esse é um ponto de atenção muito grande, pois esses animais têm bastante energia, principalmente os filhotes. Se eles não tiverem como gastar toda a energia, começam a destruir a sua casa.

Por isso, é importante estabelecer uma rotina de passeios. O ideal é que eles aconteçam sempre no mesmo horário e tenham mais de meia hora de duração. Durante esse tempo, segure-o na coleira com firmeza, mas permita que ele fareje o caminho.

Também é interessante deixar brinquedos espalhados pela casa. Isso dará conta do tempo que você estiver fora de casa. E existem diversas opções no mercado que os entreterão por bastante tempo.

 

Eduque o seu cachorro o mais cedo possível

 

Você conhece o ditado que diz “cachorro velho não aprende novos truques”? Ele é parcialmente verdadeiro. A realidade por trás dessa frase está no fato de que é muito mais fácil adestrar um cachorro desde filhote. Nesse ponto não estamos falando necessariamente dos truques como dar a pata ou sentar. Mas sim de ensiná-lo a fazer xixi no local certo, por exemplo. Medidas como essa evitam que o seu cachorro faça xixi no seu sofá.

A educação é importante para que eles entendam o seu espaço dentro de casa. Mas você deve dar meios para que isso aconteça. Por exemplo, se você não quer o seu cachorro de apartamento dormindo na sua cama, deve providenciar uma caminha exclusivamente dele. Você também pode educá-lo para que não suba onde não deve, como no sofá, por exemplo.

 

Avalie a segurança do cachorro para apartamento

 

Por fim, um ponto muito importante e que não pode ser negligenciado é a segurança do seu cachorro. Antes da chegada dele, você deverá passar um pente fino na sua casa. Ou seja, checar se existem maneiras de ele se machucar acidentalmente. Nesse sentido, instalar telas de proteção nas janelas de varandas é obrigatório.

Também é importante ficar de olho nas plantas que você cultiva dentro de casa. O animal não sabe se elas são tóxicas ou não, e pode se aventurar comendo alguma delas. Portanto, antes mesmo que ele passe a viver com você, confira se existe alguma planta que oferece riscos para os cachorros. Mesmo que ela não seja tóxica para os humanos, elas podem fazer mal para os nossos bichinhos. E não se engane sobre a altura das plantas. Algumas raças de cachorro podem pular muito alto.

 

Ter um cachorro para apartamento é uma alegria para qualquer família. Eles fazem companhia e trazem muitas memórias durante toda a sua vida. Mas eles também podem ser arteiros e aprontar muito dentro de casa. Por isso, antes de tomar essa decisão, certifique-se de que a sua casa está preparada e que você tem como cuidar corretamente de uma nova vida na sua família.