Blog da ITAIVAN

Confira nossos últimos artigos

Plantas Suculentas na Decoração

Via – http://www.muitochique.com/decoracao-2/suculentas.html

As plantas suculentas vem cada vez mais conquistando o coração dos apaixonados por decoração!

O post de hoje vai dar vontade de morder e você vai ter que se segurar do lado de lá porque aqui foi difícil manter a linha com tanta fofura em forma de planta. As suculentas, essas plantas de folhas gordinhas que ilustram o texto,  são ótimas para quem sempre quis ter uma plantinha e não levou  a ideia adiante por vários motivos. Hoje não tem como não sair convencido daqui sem já escolher suas mudinhas. Elas são maravilhosas!

suculentas-decoracao-casa


Plantas suculentas

O maior motivo que leva alguém a desistir de ter uma planta é a falta de espaço e as suculentas cabem em qualquer espacinho mesmo.  Elas podem ser cultivadas em espaços mínimos como xícaras ou até mesmo dentro de uma concha pendurada na parede.  Em várias fotos você poderá se surpreender em como elas podem ser compactar e ganhar um espaço pequeno aí na sua casa. Muita gente deixa sua plantinha na pia do banheiro, que tal?

suculentas

suculentas


Cultivo de suculentas

É sempre bom ter um pedacinho da natureza em casa e quem sempre ligou esse fato ao cultivo ou de flores ou de temperos pode mudar de ideia. Outro fato também é esse tipo de planta  que exige muitos cuidados pode não ser a melhor opção para um dono inexperiente, mas as suculentas proporcionará a deliciosa sensação de conviver com plantinhas no lar, sem correr o risco de ele não resistir à sua rotina. Porque as vezes a planta é que desiste do dono, não é?

4d80ecc7df3c274db86a4c34c29cd185


Vantagens do cultivo de suculentas em casa

Se você convive com alguém que cuida de jardim sabe que volta e meia tem que estar com a tesoura na mão podando folhas e galhos velhos. Quando as suculentas crescem, elas não perdem sua forma característica e não precisa podar. As versões pequenas da planta não precisam de nenhum tipo de corte. Das míni as de grande porte, todas conseguem viver em vasos. Quando o espaço acaba, a planta estaciona o crescimento, mas o ideal é substituir os vasos por outros maiores, para que a planta possa crescer. Viram como só existem vantagens em criar essas fofurices?

5ab46c22c69747218d3a6326fc7c14c8


Quanto custam as suculentas?

Outro aspecto muito interessante na hora de escolhermos nossa plantinha é o preço e a variedade de tipo de suculentas. Elas são facilmente encontradas nas seções de plantas dos supermercados grandes. Claro que varia de rede pra rede mas dá pra encontrar  mudinhas entre R$2,50 (mini suculenta) e R$6,00 (plantinha maior). Outra pedida para quem gosta de conforto é pedir suas plantinhas on line pela loja  Cactos Brasil (http://cactosbrasil.com.br/) .

decorar-com-suculentas-09


Decoração de festas com suculentas

As suculentas estão na última moda em decoração de mesas de casamento, buquês de noivas e até na decoração dos bolos nesses eventos. Vale a pena espiar com atenção a galeria de fotos no final do post se você está em busca desse tipo de dicas e inspiração.

decorar-com-suculentas-06


Dicas de cuidados com as suculentas

Para cuidar das suas suculentas as dicas são muito simples e vão de encontro a quem tem uma rotina movimentada sem chance de parar para regar plantas e fazer mudança de vaso. Imagine ter uma planta que não gosta de ser regada?  Elas não precisam ser regadas com frequência porque assim como os cactos, as suculentas são originárias de clima árido, quase seco. Nesse sentido, elas são bastante resistentes ao calor, algumas possuem pelos nas folhas e outras um tipo de cera, esses mecanismos são a sua maneira de evitar que a água evapore.

decorar-com-suculentas-10


Quantas vezes devo molhar as suculentas?

As suculentas são plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas. Essa característica permite o armazenamento de água durante períodos prolongados e em quantidades muito maiores do que nas plantas normais. Por isso, elas não são fãs de água em excesso. Os especialistas indicam molhar uma vez por semana no verão e, no inverno, a cada 20 dias. O excesso de água pode apodrecer a raiz.

Qual o ambiente ideal para as suculentas?

Essas plantas gostam de áreas iluminadas. Certifique-se de escolher um espaço que a luz chegue até ela, mesmo que seja de forma indireta. Algumas espécies não gostam da luz direta e queimam. E uma dica muito importante: para durar, o vaso precisa ter dreno (aquele furo embaixo), que permite que a água escoe.

decorar-com-suculentas-04